"RECORDAR É VIVER MAIS VEZES AS LEMBRANÇAS"




sábado, 24 de abril de 2010

Os 40 anos da Vila Sésamo

O programa infantil “Sesame Street” (“Vila Sésamo”, no Brasil) acaba de completar 40 anos!

A divertida rua apareceu pela primeira vez na televisão norte-americana no dia 10 de novembro de 1969. De lá para cá, já foi exibida em 120 países, entre eles Bangladesh, Egito e Indonésia.

Batizado de “Vila Sésamo”, o programa foi exibido no Brasil pela TV Cultura e pela TV Globo entre 1972 e 1977. A versão brasileira foi a primeira adaptação feita do programa norte-americano “Sesame Street” no mundo. O programa ia ao ar de segunda à sexta, de manhã e à tarde.
“Vila Sésamo” mostrava o cotidiano de uma vila operária em que conviviam adultos, crianças e bonecos. Nomes como Aracy Balabanian, Sônia Braga, Armando Bogus, Paulo José e Roberto Orozco fizeram parte da primeira fase do programa, exibida entre 1972 e 1974.


Interpretado pelo ator Laerte Morrone, as penas do personagem Garibaldo eram pintadas de um singelo azul. A explicação é que a cor conferia um melhor constraste nas transmissões preto-e-branco. Na nova versão da TV Cultura, Garibaldo é amarelo, como no original, e é interpretado pelo ator e animador de bonecos Fernando Gomes.

Autor: curioso - Categoria(s): Baú, Televisão
Tags: aracy balabanian, armando bogus, fernando gomes, garibaldo, laerte morrone, paulo josé, roberto orozco, sesame street, sonia braga, vila sesamo

Nenhum comentário:

Postar um comentário